Jardim Contemporâneo


Na composição do projeto de paisagismo para o jardim de inverno residencial foi composto por estilo contemporâneo, utilizando a predominância do verde nas plantas sem introdução de cor, nas peças ornamentais o efeito monocromático dos tons preto, branco, cinza impõe a sofisticação, para quebrar o frio desse efeito foi introduzido a cor marrom para equilibrar o ambiente, a unidade de repetição entrou no vaso de plantas das espécies utilizadas, o ruído foi o destaque do jardim com a envolvente escultura na forma sinuosa de um copo em movimento em porcelana preta, matérias como a pedra e a madeira que são o revestimento da parede, o mordente para o caminho no piso e o pergolado no teto, placas de poliuretano para uma parte da cobertura com 2,50m de cada lado para proteger os moveis e os ornamentos dos intemperes do tempo, a parte central e totalmente aberta.



O conceito do projeto é um ambiente interno com plantas de fácil manutenção, trazendo a natureza para dentro da residência, aproximando a natureza viva das plantas de forma representativa simples sem exageros, com livre acesso na circulação, visual limpo e aberto, transformado num espaço aconchegante, confortável, sofisticado com equilíbrio e harmonia.



Na iluminação foi utilizado as arandelas com lâmpadas em LED para economizar energia, focando os pontos de luz para as plantas e os ornamentos, os postes de luz para iluminar de forma geral o ambiente interno no período da noite.



Cuidados com as plantas

Palmeira Rafia: uma espécie resistente, que exige poucos cuidados, suporta muito tempo sem rega. Para um ambiente interno protegido do sol e chuva rega em 15 dias, no inverno uma vez por mês, luz solar por meio período, regar cada dois dias, exposto ao sol o dia inteiro, regas diariamente. O intervalo para adubar deve ser uma vez por ano.
Samambaia americana: precisa de rega todos os dias, manter a meia sombra, adubo uma vez por ano.
Lança de São Jorge: a rega deve ser feita uma vez por semana, no frio uma vez por ano, adubo para suculentas uma vez por ano.
Grama esmeralda: Indicada para jardim residencial interno por ter o crescimento lento, possibilita um maior intervalo nas podas, sendo quando atingir 5 cm deve fazer a poda, tem rápida adaptação climática, rega quando o solo ficar seco.